sexta-feira, 22 de maio de 2015

UNIDADE DE SAÚDE PROMOVE GINCANA DOS POTES PARA ARMAZENAR LEITE MATERNO


(Enfermeira Karen Marinho da Equipe Lucas e o Educador Físico do Programa Academia Carioca Rodrigo Areas Funcionários da Clinica da Família Joãosinho Trinta ajudam a promover a campanha)


Com ênfase no Dia Mundial do aleitamento materno, dia 19 de Maio, a Clinica da Família Joãosinho Trinta promove a Gincana dos potes para armazenar leite materno, a proposta da gincana é promover a interação dos profissionais e usuários da unidade de saúde sobre a importância da doação do leite materno.


 
(Técnica em Saúde Bucal Katia Cirlene, Dentista Ana Costa, A Facilitadora da Cap 3.1 em Relação ao Aleitamento Materno Zilda Santos e a Gerente da Clinica da Familia Joãosinho Trinta Alessandra Vallegas Promovem a Ação da Campanha)



As seis equipes de saúde da Clinica da Família estão empenhadas em atingir o maior número de doações de potes de vidro com tampas de plástico. Estes potes são os melhores para serem usados com esta finalidade, já que a tampa não enferruja. Além disso, o pote não pode ser de plástico porque vai para as câmaras esterilizadoras e podem acabar derretendo, caso que não acontece com os potes de vidro.  
As equipes ainda estão arrecadando os potes da gincana que até o momento não tem data prevista para terminar.






A Agente Comunitária de Saúde Valdete Nascimento da Equipe Lucas diz:

 Ajudar a promover uma campanha para doação de potes destinado a ordenha de leite materno para doação a o banco de leite, é muito gratificante, e ainda saber que esse leite doado vai ser destinado a crianças recém-nascidas de baixo peso hospitalizadas em U.T.I, é um gesto de AMOR.


A Importância da Amamentação
O leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. É um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. A mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.
Outros aspectos reforçam a importância desse gesto de amor: “Os laços afetivos são consolidados com a amamentação, além de possibilitar uma recuperação mais rápida da mãe no pós-parto, pois a amamentação acelera o retorno do útero ao tamanho original, auxilia na redução de peso da lactante e na prevenção dos cânceres de mama e colo do útero”, explica a pediatra e supervisora do Banco de Leite do Hospital Santa Lúcia, Dra. Fábia Queiroga.

Alimento exclusivo
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento, que a recomenda até os dois anos de vida.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos Júnior, a prática não deve ser interrompida. Segundo ele, o aleitamento materno exclusivo transfere à criança, além dos nutrientes, substâncias e células. "São esses anticorpos que as protegem de infecções", explica.




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Anamá, s/n - Parada de Lucas

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3448-5440

Tecnologia do Blogger.